Seu texto não apresenta as qualidades discursivas de
forma clara e, do modo que está, não se adequa a quarta proposta de escrita –
que trata-se de um memorial acadêmico. Memorial vem do latim memoriale,is e
quer dizer “aquilo que faz lembrar”. A primeira pergunta que você deve se fazer
é “o que você quer lembrar?”. Seria interessante se você retomasse sua
infância, talvez relatando seus primeiros contatos com os livros na escola ou
em casa. Assim, após essa retomada, você pode traçar uma ponte com o presente e
necessariamente, visto que é um critério obrigatório dessa proposta, dialogar seu
texto com as ideias de alguns textos teóricos sobre leitura trabalhados em aula
e propor um diálogo. No final do texto, você tem que apresentar de forma clara
a resposta para a seguinte pergunta “Como eu me constitui como leitora?”.
Repare que não há um tema relacionado à leitura de
forma clara “Com 15 anos comecei o meu interesse por cinema. Não sei dizer com
precisão como isto aconteceu, mas lá estava eu entregue a sétima arte”. Seu
memorial deveria ser sobre leitura, e não sobre o cinema ou sua trajetória para
escolher uma profissão, como sugere o
título. Todas as disciplinas que foram referidas, como o cinema, a sociologia,
a literatura e a história podem ser relacionadas à leitura, porém você apenas
descreve suas incertezas sobre qual área seguir. O seguinte trecho retirado do
oitavo parágrafo se aproxima um pouco da quarta proposta de escrita: “Os livros
que eu li me ajudaram na minha formação como pessoa. Jorge Amado me ensinando
Sociologia, Mia Couto me ensinando sobre o sofrimento do Povo Africano, Gabriel
Garcia Marquez me mostrando como é possível amar um livro”. Perceba, no entanto, que você não fornece os
parâmetros necessários para o leitor criar uma imagem a partir do que está
sendo dito. A falta de concretude é algo recorrente e deve ser revisto para a
reescrita. Se o leitor não pode imaginar o que está sendo dito, ele não vai
compreender suas ideias e elas se tornaram desinteressantes para o leitor.
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