quarta-feira, 25 de junho de 2014

Parecer_Aluno 40

Seu texto apresenta alguns problemas referentes à ausência das qualidades discursivas e alguns problemas linguísticos. Para a reescrita, tente corrigir esses problemas apontados com a finalidade de se adequar aos critérios da quarta tarefa. O objetivo dessa tarefa é fazer com que você realize uma viagem temporal a fim de narrar e descrever sobre uma trajetória de vida e de formação.
O título do seu texto sugere que você realizará o seguinte trajeto: voltará no tempo e fará com que o leitor acompanhe e compreenda o percurso de você como leitora até o momento em que você se interessou pela literatura e por se tornar uma professora. Repare, no entanto, que você só se refere a essa “influência da leitura na decisão de ser professora” no penúltimo parágrafo, quando o leitor pode perceber que o cursinho pré-vestibular é o responsável pela sua decisão. Nos parágrafos anteriores você apenas “nega” a literatura em sua vida, já que você mostra seu desgosto por ela. Consequentemente você acaba “negando” seu tema principal sugerido pelo seu título e a afirmando outro tema – seu desgosto pela literatura – já que ele é relatado como mais atenção. Minha primeira sugestão é para definir seu tema principal relacionado à leitura e fazer seu texto girar em torno dele.
No decorrer do seu texto é possível que se perceba a falta de concretude, isto é, você não fornece todos os parâmetros necessários ao leitor e acaba comprometendo a compreensão do leitor, pois não lhe dá a chance de criar uma imagem a partir do que está sendo dito. O início do seu texto apresenta pouquíssimas imagens. Seria interessante que você construísse essa cena, pois ela, se trabalhada com cuidado, pode se tornar visual e bela. Pense em um daqueles filmes cujo cuidado com as cenas é trabalhado. Suponha que a primeira cena é impactante e se relaciona com a história. Agora olhe para sua introdução e tente construir essa cena de uma forma visual. Para isso você pode (e deve) recorrer às características do gênero descritivo. Você poderia também dar mais detalhes ao seu leitor, como alguns títulos de livros ou gibis que você gostava de ler, talvez explicando o porquê de isso acontecer, já que foi um momento em que você se apaixonou pela literatura. No segundo parágrafo, você se refere ao Machado de Assis como um autor que você não gosta, atribuindo-lhe uma “chatice” e alegando que não entendia nada, mas em nenhum momento para pra se perguntar “por que eu não gostava dele?”. Essa pergunta pode abrir espaço para que sua história dialogue com algum dos textos teóricos sobre leitura trabalhados em aula.

Lembre-se que a quarta proposta se trata de um memorial acadêmico, por isso, ao contrário das propostas anteriores, atente-se aos aspectos formais de uma escrita acadêmica, como introdução, citações, recuos, espaçamentos, referências bibliográficas, conforme as regras da ABNT. Para a reescrita você deve retirar a ideia de algum dos textos trabalhados em aula que tenha a ver como o tema escolhido por você e relacioná-la com o seu texto. Você precisa, por se tratar de um texto acadêmico, colocara essas ideias obrigatoriamente com citações. Quanto aos aspectos formais da língua, minha sugestão é para revisar a pontuação, já que é possível identificar alguns erros que atrapalham a construção da sentença, deixando-as contraditórias, desconexas e atrapalhando um ritmo de leitura. Evite usar marcas da oralidade, como “qual é que é”, pois se tratando de um texto acadêmico seria interessante que houvesse uma adequação vocabular.

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