segunda-feira, 2 de junho de 2014

Descrevendo a Descrição

1ª Versão
Por Aluno 9



Escrever um texto para descrever um processo pode ser uma das tarefas mais difíceis que eu já tive de fazer na vida. Mas existem severas regras que eu preciso seguir para escrever um bom texto, e nesse processo devemos utilizá-las.
A primeira regra é referente às quatro qualidades discursivas (Objetividade, Concretude, Unidade Temática e Questionamento) elas são imprescindíveis para que o texto fique bom. Um texto sem alguma das quatro é um texto incompleto. Começamos então pelo assunto que queremos tratar, ter certeza de que é a melhor opção e dominar o assunto, assegurará a Unidade Temática e a Concretude. Não devemos ter o luxo de perder uma qualidade sequer, objetividade só se consegue com muito foco, e com um bom recorte, e questionamento, só é bom quando tem os “porquês” bem definidos.
A segunda regra é a da Coesão e Coerência, o texto deve ter uma porção de “coisas” para assegurar essa, por exemplo, o uso do léxico e dos pronomes ajuda na manutenção da coesão, enquanto que o uso de conectivos que liguem os parágrafos entre si dão mais sobriedade à coerência.

A terceira e ultima regra é que, se você for um escritor famoso, você não precisa seguir necessariamente as ultimas duas regras, seu texto vai sempre ter as quatro qualidades discursivas muito bem definidas, ou podemos dizer ao menos que os leitores fecharão os olhos para elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário