Aluno 40, entendi que teu aprendizado, no primeiro texto, foi mostrado pelo fato de ir morar sozinha. A tão sonhada liberdade que sonhamos na adolescência. Porém, acho que não era esse o fato que querias passar como aprendizado, como momento de virada em tua vida. Penso que querias falar do fato de como aprendestes a cozinhar e que o “tchã” do aprendizado foi a fatídica MASSA. No entanto para que isso ficasse mais claro seria necessário desenvolver mais o tópico “massa”. Isso foi feito com êxito na tua reescrita, consegui até imaginar aquele molho sem gosto, sem cor, pálido, uma paçoca de massa envolta em um molho sem graça. Inclusive achei tua reescrita muito melhor estruturada do que a primeira versão. As ideias estão mais coesas e tudo faz mais sentido, o detalhamento dos fatos e ações deu maior concretude e objetividade ao texto.
É importante prestar atenção na estrutura dos parágrafos, sei que escrever e pensar na pontuação é um pouco complicado (e chato), mas às vezes a pontuação da fala é diversa da pontuação da escrita, talvez ajude ler teu texto para alguém, ou até mesmo para ti, em voz alta depois de escrever (isso me ajuda bastante, também tenho dificuldade no assunto), pois, do contrário, ele poderá não ter coesão. Assim, acho que deves prestar mais atenção à construção das frases.
Outro ponto importante, acredito eu, são as palavras que se utiliza ao escrever, o tipo de vocabulário. Como, por exemplo, neste pedaço do texto: “...casa pra cuidar, contas a pagar, comida, roupas pra lavar...”, posso estar errada, mas entendo que “pra” é muito informal para a escrita e que dessa maneira fique mais difícil organizar a concordância e a regência das frases e palavras utilizadas.
Clique aqui para ver
a reescrita dos textos comentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário