Bruno, teu texto apresentou unidade temática bem definida desde a primeira versão, com um ponto de vista bem determinado. Para atender ao parecer e afastar o texto da narração, percebi que removeste a descrição da vestimenta do Dr. Salazar, já que esse detalhamento do personagem distanciava a primeira versão do processo descrito. Além disso, vi que mudaste o tempo do verbo apontado no parecer, de “proviam” para “concedem”.
Também notei que, do décimo parágrafo até o décimo primeiro da segunda versão, aumentaste a descrição do assassinato em si (“Jogado no chão o branco cadáver [...] arrancando dos ossos toda a carne do corpo que jaz sobre o gelado chão [...] irreconhecível massa disforme de restos orgânicos”). Ao focar mais no processo, e não no aspecto dos personagens, aproximaste a reescrita da terceira proposta.
Por fim, aponto o jogo de palavras de ambas as versões do teu texto: de “Um suculento sorriso, colorido como o sangue de jovem mulher”, altera para “Um verdadeiramente suculento sorriso, colorido com o sangue da jovem mulher”. Essa sutil troca, aliada às reticências que permeiam o texto, auxilia na elaboração do questionamento e constrói o desfecho de maneira harmoniosa.
Clique aqui para ver
a reescrita dos textos comentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário