quinta-feira, 5 de junho de 2014

Como ficar de ressaca

Reescrita
Por Aluno 41



    Bom dia senhoras e senhores, já ouviram falar de ressaca? Essa experiência marcante, que para muitos representa o início de uma nova etapa da vida, a adultez, é imprescindível para o amadurecimento pessoal de cada um, pois serve como lição e lembrete do que nossas escolhas nos trazem. Esse texto é uma singela tentativa de explicação de como alcançar tal estado.
    Vamos precisar de uma cobaia e de sua total falta de noção de até onde queremos que ele ou ela chegue. Apresento à vocês Tomazinho, um menino decente, de boa família, nunca experimentou nenhuma bebida, nem aquele golinho de vinho na casa da vovó nas férias de julho ou a "cervejinha" do tio bêbado no churrasco de domingo. Tomazinho crê que nunca ficará alcoolizado e muito menos de ressaca, por ora deixaremos que se iluda.
    Pois não é que por ironia do destino, as forças do universo conspiram a favor do menino e ele, que fez cursinho e se preparou arduamente durante meses, é aprovado no vestibular? Tirando o fato de que o “arduamente” é totalmente mentira, a aprovação merece uma comemoração em grande estilo, e já que é tempo de quebra de paradigmas, Tomazinho não consegue enxergar melhor ocasião para tomar seu primeiro porre.
    Colocaremos ele numa festa qualquer, munido de amigos, vontade, dinheiro e o mais importante: litros e litros das mais variadas bebidas, essas maravilhas inventadas pelo que considero heróis. Tomazinho bebe uma, duas, três, sete cervejas:
- Nada de mais, ignorando o conselho dado por meu pai, é hora de misturar os tragos!
    Três doses de uísque com energético:
- Agora ficou legal, mas por que será que tudo parece estar dançando ao meu redor? - Pergunta ele já apoiado com o cotovelo no balcão do bar e a cabeça mais pesada, deslocada para a direita, apoiada no ombro e um olhar enviesado.
    Ainda sobra vontade e espaço no estômago para "degustar" um último gole de vodca com suco de laranja:
- Massss que maravilha...tudo é tãããão lindo...a UFRGS, a vida, o chão que cada vez fica mais perto do meu rossssto... – Eeeee caiu Tomazinho, ali mesmo, na frente do bar e do resto da festa.

    Pronto! O plano foi executado com maestria pelo garoto. Fácil, fácil. Contabilizando sete cervejas, três uísques e alguns goles de vodca com suco de laranja, Tomazinho garantiu, sem sombra de dúvidas, uma bela ressaca, acompanhada dos clássicos sintomas: dor de cabeça, enjoo e aversão à luz do sol. Junto com eles, uma promessa regada à lágrimas: “Eu nunca mais bebo”. Bem-vindo ao mundo adulto Tomazinho, um mundo cheio de possibilidades e decisões para se tomar, mas não se preocupe, ele te dará várias outras oportunidades para demonstrar sua habilidade inata de perder os dois dentes da frente caindo de boca no chão. Parabéns pela aprovação no vestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário