segunda-feira, 2 de junho de 2014

Parecer_ Aluno 5

            O processo de como pular amarelinha em si só é efetivamente abordado no terceiro parágrafo, compreendendo, portanto, menos da metade do texto: ressalta-se o espaço ocupado pela descrição dele no texto porque, se o processo é a menor parte da produção escrita, é possível não percebê-lo como tema central. Ao ler o título, no entanto, o interlocutor naturalmente criará expectativas em torno da ideia de ler sobre os mecanismos envolvidos no processo de pular amarelinha.
A autora pode, sim, introduzir o tema precedendo-o de explicações sobre como os desenhos da brincadeira precisam ser feitos; desde que isso seja realmente crucial ao texto e não tome o espaço principal na produção textual – ou então a objetividade e a unidade temática estarão comprometidas, pois haverá rodeios e dispersão do assunto. Sugere-se, como exemplo, detalhar o que se faz quando se pula amarelinha: o movimento das pernas, as sensações ao fazê-lo (sem exageros!), etc. Um melhor desenvolvimento desses aspectos também fará da autora uma personagem mais presente no texto – pois que a menina descrita por si mesma parece um tanto distante do texto.


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