O processo de como pular amarelinha
em si só é efetivamente abordado no terceiro parágrafo, compreendendo,
portanto, menos da metade do texto: ressalta-se o espaço ocupado pela descrição
dele no texto porque, se o processo é a menor parte da produção escrita, é
possível não percebê-lo como tema central. Ao ler o título, no entanto, o
interlocutor naturalmente criará expectativas em torno da ideia de ler sobre os
mecanismos envolvidos no processo de pular amarelinha.
A
autora pode, sim, introduzir o tema precedendo-o de explicações sobre como os
desenhos da brincadeira precisam ser feitos; desde que isso seja realmente
crucial ao texto e não tome o espaço principal na produção textual – ou então a
objetividade e a unidade temática estarão comprometidas, pois haverá rodeios e
dispersão do assunto. Sugere-se, como exemplo, detalhar o que se faz quando se
pula amarelinha: o movimento das pernas, as sensações ao fazê-lo (sem
exageros!), etc. Um melhor desenvolvimento desses aspectos também fará da
autora uma personagem mais presente no texto – pois que a menina descrita por
si mesma parece um tanto distante do texto.
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