Proposta 1
167,
seu texto não apresenta uma unidade temática bem definida. Sugiro que se
pergunte: Qual aspecto da minha aprendizagem quero destacar para o leitor? Tome
cuidado neste momento para não fugir da proposta: como aprendi/comecei a
escrever. Lembre-se que seu texto precisa desse fato principal a ser
desenvolvido através de fatos secundários, ideias e reflexões. O tema central é
o fio condutor da sua escrita, que vai guiando o leitor, e instigando-o a ler
mais. É necessário também que os parágrafos “conversem” entre si, isto é, que
eles sigam e se conectem a partir dessa lógica interna do texto. Cuide, desta
forma, para não começar um tema novo a cada parágrafo! No seu terceiro
parágrafo, por exemplo, há uma ruptura na narração, pois aparecem informações novas,
que não “conversam” com as que já foram anteriormente apresentadas!
Ao
ler seu texto senti falta de imagens concretas, fatos, memórias e
acontecimentos desenvolvidos. Lembre-se que o leitor não lhe conhece, e precisa
de parâmetros e definições para compreender melhor onde você quer chegar com
tal e tal coisa, e assim “adentrar” na sua escrita. Por exemplo: a imagem da
sua irmã lhe ensinando a ler e escrever. Posso quase formar essa imagem na
minha cabeça, mas ainda necessito de mais informações, mais concretude! COMO
ela fazia isso? Em que lugar? Foi porque você já rabiscava, como disse no
primeiro parágrafo, ou foi iniciativa dela? Aproveite essa imagem para costurar
seus parágrafos e tornar o seu texto mais palpável!
Cuide
também para que seu texto não crie falsas expectativas ao leitor, como, por
exemplo, na passagem do seu segundo parágrafo, quando você diz “Em um primeiro
momento, isso aconteceu em casa mesmo”, dando a impressão de que haverá um
„segundo momento‟, no entanto você não apresenta objetivamente o segundo
momento.
Recapitulando:
Atente para que seu texto não seja apenas uma listagem superficial de
acontecimentos e memórias! Escolha um tema central e desenvolva suas ideias e
reflexões a partir dele, fazendo uso de imagens concretas, dados e informações.
Mas lembre-se: neste caso, menos é mais. O leitor pode confundir-se com
informação em demasia. Escolha o necessário para explicitar seu questionamento
e desenvolver seu tema, o resto fica para outros textos!
Boa reescrita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário