quinta-feira, 1 de junho de 2017

Parecer_Aluno167

Proposta 1
167, seu texto não apresenta uma unidade temática bem definida. Sugiro que se pergunte: Qual aspecto da minha aprendizagem quero destacar para o leitor? Tome cuidado neste momento para não fugir da proposta: como aprendi/comecei a escrever. Lembre-se que seu texto precisa desse fato principal a ser desenvolvido através de fatos secundários, ideias e reflexões. O tema central é o fio condutor da sua escrita, que vai guiando o leitor, e instigando-o a ler mais. É necessário também que os parágrafos “conversem” entre si, isto é, que eles sigam e se conectem a partir dessa lógica interna do texto. Cuide, desta forma, para não começar um tema novo a cada parágrafo! No seu terceiro parágrafo, por exemplo, há uma ruptura na narração, pois aparecem informações novas, que não “conversam” com as que já foram anteriormente apresentadas!
Ao ler seu texto senti falta de imagens concretas, fatos, memórias e acontecimentos desenvolvidos. Lembre-se que o leitor não lhe conhece, e precisa de parâmetros e definições para compreender melhor onde você quer chegar com tal e tal coisa, e assim “adentrar” na sua escrita. Por exemplo: a imagem da sua irmã lhe ensinando a ler e escrever. Posso quase formar essa imagem na minha cabeça, mas ainda necessito de mais informações, mais concretude! COMO ela fazia isso? Em que lugar? Foi porque você já rabiscava, como disse no primeiro parágrafo, ou foi iniciativa dela? Aproveite essa imagem para costurar seus parágrafos e tornar o seu texto mais palpável! 
Cuide também para que seu texto não crie falsas expectativas ao leitor, como, por exemplo, na passagem do seu segundo parágrafo, quando você diz “Em um primeiro momento, isso aconteceu em casa mesmo”, dando a impressão de que haverá um „segundo momento‟, no entanto você não apresenta objetivamente o segundo momento.
Recapitulando: Atente para que seu texto não seja apenas uma listagem superficial de acontecimentos e memórias! Escolha um tema central e desenvolva suas ideias e reflexões a partir dele, fazendo uso de imagens concretas, dados e informações. Mas lembre-se: neste caso, menos é mais. O leitor pode confundir-se com informação em demasia. Escolha o necessário para explicitar seu questionamento e desenvolver seu tema, o resto fica para outros textos!

Boa reescrita!

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