sexta-feira, 6 de junho de 2014

Parecer_Aluno 20

            O primeiro parágrafo deveria operar como introdutor do assunto em torno do qual o texto se concebe, e, no entanto, a autora não explicita o tema de sua produção escrita – o interlocutor se torna dependente do título para entender sobre que assunto lerá (dar “bom dia”). Ao reescrever a proposta, sugere-se a explicitação do assunto central, porque isso também evitará que o leitor fique à deriva de suposições logo no início da leitura. Além disso, não há razão aparente para o segundo parágrafo existir sozinho, uma vez que ele se resume a apenas uma frase e pode, muito bem, ser agregado ao primeiro, sem qualquer alteração na mensagem do texto.
            Outro ponto concernente, agora, às ideias elencadas pela autora deve ser igualmente considerado: por que é preciso imbuir-se de bons sentimentos para cumprimentar com “bom dia”? Ora, a resposta a essa pergunta parece óbvia, mas se a autora explicasse o porquê a partir de suas próprias concepções, o texto se tornaria ainda mais singular, pois estaria fugindo de abstrações e de generalizações.

            Por último, reveja os apontamentos a lápis feitos no corpo do texto. Ao reler o último período do último parágrafo, pode-se constatar que há um problema de coerência: o que a autora quis dizer foi que a técnica em questão pode fazer DO dia do agente do cumprimento e das pessoas que receberam um momento mais feliz e completo?

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