quarta-feira, 4 de junho de 2014

Parecer_Aluno 34

            O texto se inicia de forma súbita, sem situar o interlocutor desavisado – o único indício de que se tratará do ritual de limpeza de um dormitório é o próprio título. Use, no entanto, o primeiro parágrafo para, além de já tratar do assunto principal, introduzi-lo, ou então o leitor não conseguirá dar início a um processo de familiarização com o tema.
            A intenção de descrever o ritual de limpeza de um dormitório, além disso, parece se dissipar em meio à demora com que a autora trata as questões secundárias (reflexão sobre o estado do dormitório, comentário a respeito da adequação das vestes, o detalhamento excessivo da atmosfera de tristeza e de preguiça que envolve o ambiente e o indivíduo, o processo de escolha de música, a música em si, etc.). De fato, é interessante acrescentar outros aspectos adjacentes ao assunto principal, pois são eles que se encarregam de provocar sensações no interlocutor e são eles que dão personalidade ao texto e que o tornam singular. No entanto, é sugerido à autora cautela ao escolher os detalhes que comporão a produção escrita, pois se ela se puser a abranger aspectos não tão relevantes e a eles se ativer, o tema central se diluirá entre o que deveriam ser só detalhes a serviço do texto.

            Quanto ao processo da limpeza em si, ele não é tão detalhado quanto o resto. Tendo em vista as exigências dessa proposta textual, isso deve ser repensado, já que o que se pretende é descrever o que se faz quando se limpa um dormitório. A título de exemplo, a autora descreve várias outras coisas com precisão e minúcia, mas quando se põe a tratar da limpeza do tapete, da prateleira, da mesa ou de qualquer outra peça de mobília que constitua o dormitório, faz uma rápida menção ao modo como tais objetos sofrem o processo de limpeza.

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