As passagens do primeiro parágrafo,
em especial, encerram ideias um tanto comuns, como a verificação de que o ato
de caminhar se inicia na infância ou de que a caminhada (ou qualquer outro
exercício) pode ser melhorada através da prática constante. Se o autor não
apresentar ideias mais peculiares ou se não transcender o lugar-comum, é
possível que o interlocutor não se sinta tão motivado a continuar a leitura.
Assim, é preferível que se peguem tais passagens e a elas se dê um melhor
desenvolvimento ou aprofundamento, a fim de conferir originalidade ao texto.
Ademais, o título é, sim, importante, mas não deve ser fator decisivo na
apreensão do assunto tratado no texto: o autor não explicita o tema central
(“Caminhar”) no primeiro parágrafo, obrigando o leitor a depender do amparo do título
para descobrir sobre o que o texto trata. Isso deve ser igualmente repensado na
reescrita.
Ainda a fim de tornar o texto e sua leitura
mais aprazíveis, o autor pode, além de detalhar os mecanismos como fez, tomar
uma posição diante do processo da caminhada: enriqueça o texto com suas
próprias concepções, transcenda o mero processo físico do que é caminhar;
enfim, faça-se mais presente como escritor. Isso dará mais leveza ao texto e
certamente fará com que o interlocutor seja facilmente conduzido e seduzido ao
longo e pela leitura.
Para falar dos aspectos linguísticos
e formais: há muitas coisas a serem revisadas na reescrita. É importante o
exercício da releitura da própria produção textual, pois só o processo de
escrita não é suficiente para detectar problemas na estrutura do texto. Há
discordâncias de gênero, frases confusas, ausência de sinais de pontuação e de
acentuação, por exemplo. É imprescindível o emprego adequado dos sinais de
pontuação, porque, caso não haja cuidado, as orações ou as frases podem acabar
fundidas umas às outras, comprometendo, dessa forma, a fluidez com que a
leitura deveria ocorrer. Evite, também, produzir períodos muito extensos, pois
quando esses ocorrem, a linha de raciocínio do leitor pode ser quebrada várias
vezes à medida que este esquece o que leu logo no início do período.
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