terça-feira, 3 de junho de 2014

Parecer_Aluno 22

            As passagens do primeiro parágrafo, em especial, encerram ideias um tanto comuns, como a verificação de que o ato de caminhar se inicia na infância ou de que a caminhada (ou qualquer outro exercício) pode ser melhorada através da prática constante. Se o autor não apresentar ideias mais peculiares ou se não transcender o lugar-comum, é possível que o interlocutor não se sinta tão motivado a continuar a leitura. Assim, é preferível que se peguem tais passagens e a elas se dê um melhor desenvolvimento ou aprofundamento, a fim de conferir originalidade ao texto. Ademais, o título é, sim, importante, mas não deve ser fator decisivo na apreensão do assunto tratado no texto: o autor não explicita o tema central (“Caminhar”) no primeiro parágrafo, obrigando o leitor a depender do amparo do título para descobrir sobre o que o texto trata. Isso deve ser igualmente repensado na reescrita.
             Ainda a fim de tornar o texto e sua leitura mais aprazíveis, o autor pode, além de detalhar os mecanismos como fez, tomar uma posição diante do processo da caminhada: enriqueça o texto com suas próprias concepções, transcenda o mero processo físico do que é caminhar; enfim, faça-se mais presente como escritor. Isso dará mais leveza ao texto e certamente fará com que o interlocutor seja facilmente conduzido e seduzido ao longo e pela leitura.
            Para falar dos aspectos linguísticos e formais: há muitas coisas a serem revisadas na reescrita. É importante o exercício da releitura da própria produção textual, pois só o processo de escrita não é suficiente para detectar problemas na estrutura do texto. Há discordâncias de gênero, frases confusas, ausência de sinais de pontuação e de acentuação, por exemplo. É imprescindível o emprego adequado dos sinais de pontuação, porque, caso não haja cuidado, as orações ou as frases podem acabar fundidas umas às outras, comprometendo, dessa forma, a fluidez com que a leitura deveria ocorrer. Evite, também, produzir períodos muito extensos, pois quando esses ocorrem, a linha de raciocínio do leitor pode ser quebrada várias vezes à medida que este esquece o que leu logo no início do período.


Nenhum comentário:

Postar um comentário