Algo notável no texto é
a seleção dos aspectos sobre os quais a autora discorreu, que são suficientes
para o que esta se propõe a fazer; a descrição do processo de enfrentar as
viagens de ônibus é constituída de detalhes relevantes e pertinentes à unidade
temática: desde os tipos de viagem (como uma breve introdução), passando pela
escolha do assento no ônibus, até as opções do que se pode fazer enquanto se
está a caminho de seu destino (ouvir música, ler jornal ou livro, etc). Ao
tratar das dificuldades sofridas pelo passageiro – lotação do carro, velocidade
com que o motorista dirige, estresse dos passageiros, entre outras – das
referidas viagens, a autora faz ser possível dar credibilidade às intenções que
teve ao escolher tratar desse assunto, pois o problematiza e, desse modo, o faz
unicamente relevante e peculiar.
A abordagem do tema,
além disso, é concebida por meio da divisão motivada de parágrafos, dispondo as ideias nucleares
em parágrafos separados; pela apresentação de descrições provocadoras (concepção de
passageiro como espécie de guerreiro; movimentos “sensuais” necessários para se
atravessar o volume compacto de corpos dentro do ônibus etc.); e pelo subsídio
informativo que permite ao leitor fazer comparações com suas próprias
concepções e valores. O texto, linguisticamente falando, também é coeso à
medida que os parágrafos e as ideias subjacentes ao tema principal apresentam
clara correlação. É importante, por fim, revisar os elementos destacados no
corpo do texto.
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