terça-feira, 3 de junho de 2014

Parecer_Aluno 43

Algo notável no texto é a seleção dos aspectos sobre os quais a autora discorreu, que são suficientes para o que esta se propõe a fazer; a descrição do processo de enfrentar as viagens de ônibus é constituída de detalhes relevantes e pertinentes à unidade temática: desde os tipos de viagem (como uma breve introdução), passando pela escolha do assento no ônibus, até as opções do que se pode fazer enquanto se está a caminho de seu destino (ouvir música, ler jornal ou livro, etc). Ao tratar das dificuldades sofridas pelo passageiro – lotação do carro, velocidade com que o motorista dirige, estresse dos passageiros, entre outras – das referidas viagens, a autora faz ser possível dar credibilidade às intenções que teve ao escolher tratar desse assunto, pois o problematiza e, desse modo, o faz unicamente relevante e peculiar. 
A abordagem do tema, além disso, é concebida por meio da divisão motivada de parágrafos, dispondo as ideias nucleares em parágrafos separados; pela apresentação de descrições provocadoras (concepção de passageiro como espécie de guerreiro; movimentos “sensuais” necessários para se atravessar o volume compacto de corpos dentro do ônibus etc.); e pelo subsídio informativo que permite ao leitor fazer comparações com suas próprias concepções e valores. O texto, linguisticamente falando, também é coeso à medida que os parágrafos e as ideias subjacentes ao tema principal apresentam clara correlação. É importante, por fim, revisar os elementos destacados no corpo do texto.

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