sábado, 3 de junho de 2017

Parecer_ Aluno153

153, seu texto está bem legal. Contudo, ainda há alguns ajustes que podem ser feitos. Vamos lá?

Perceba que a proposta era: contar um acontecimento que ocorreu com outra pessoa, mas que influenciou a vida do narrador de alguma forma. Devido a isso, existem três fatores imprescindíveis no seu texto: Um narrador bem definido, ao menos um personagem bem definido e o acontecimento que une os dois (tema central). Também é necessário deixar claro desde o início do texto a reflexão do narrador sobre o seu aprendizado, e não apenas ao final. Neste momento seu texto inicia com uma história da sua família indo em um restaurante.

Perceba que no terceiro parágrafo você “conta” para o leitor que o seu avô morrerá. É interessante deixar pequenas dicas ao longo do texto, mas como a frase “Seus pais estavam bem” ficou um tanto quanto deslocada, é nítido o que acontecerá a seguir. Procure entrelaçar melhor essa informação, de forma que ela se torne apenas uma dica!

Seu quarto parágrafo contém muitas informações diferentes contadas de forma rápida, tome cuidado com isso. Reflita sobre essas informações: são todas imprescindíveis para a compreensão do argumento do seu texto? Procure entrelaçar melhor as frases, tornando sua escrita coesa. Repense também a divisão dos parágrafos (alguns não precisam se dividir, outros precisam muito).

A partir do seu terceiro parágrafo a sua história começa a ser contada muito mais rapidamente. Se a sua intenção foi caracterizar a velocidade do momento, tudo bem, mas ainda assim você precisa explorar melhor os elementos de coesão para que o leitor compreenda seu argumento. Conte sua história com calma, destacando os detalhes importantes, e conectando os detalhes secundários para que as informações não apareçam “do nada”. Foque no seu enredo principal (no seu aprendizado), e tente fazer uma limpeza no seu texto, tirando fora aquilo que pode estar “sobrando”.

Procure utilizar mais informações concretas para falar do seu acontecimento central. Lembre-se de que o leitor não viu e nem ouviu a mesma história que o seu narrador, e necessita de imagens, dados e impressões concretas. Através dessas impressões será possível conhecer o ponto de vista do narrador. Cuide para não fornecer apenas uma listagem de memórias,



Boa reescrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário