sábado, 3 de junho de 2017

Constante Aprendizado

Aluno 153
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A comunicação é para os seres de imensa importância. Comunicamo-nos quase que de maneira involuntária, desde os primeiros dias de vida utilizamos meios para fazê-lo. Começamos chorando, balbuciamos coisas, arriscamos algumas palavras e, com um pouco mais de tempo, começamos efetivamente dizê-las. Em um determinado contexto, o processo de comunicação seria suficiente até o domínio da fala. Porém, dentro da realidade que grande parte de nós vivemos, vai muito além da produção e compreensão de sons. Precisamos identificar palavras e saber usá-las também. Precisamos ler e escrever.

Meu processo de evolução na comunicação começou pouco antes de ingressar no ensino básico. Minha mãe costumava ler histórias para mim, mas após o início dos estudos dela, as leituras começaram a diminuir e tive que adaptar o desejo das histórias à realidade. Como não sabia ler os escritos, passei a fazer leitura das gravuras e utilizar as lembranças de histórias já ouvidas, em caso de livros repetidos. Comecei a desenvolver leitura e escrita, já que ambas andam juntas no processo de aprendizagem, antes da idade que a maioria das crianças acaba por desenvolver. Isso foi positivo nas séries iniciais, pois eu sentia que conseguia ler com menos dificuldades do que os outros colegas. Mas não era óbvio, naquele momento, que isso se dava pelo fato de ter a ajuda da minha mãe e também da minha irmã.

O processo de escrita não se dá apenas pela alfabetização ou pela capacidade de redigir textos. Se analisado detalhadamente, esse processo é lento pois a cada etapa de formação os níveis de dificuldade e cobrança tendem a aumentar. Os textos com narrações simples das séries iniciais do ensino fundamental passaram para textos mais elaborados com vocabulário mais abrangente, foram sendo adicionados termos específicos de determinados conteúdos e características próprias de gêneros textuais. Portanto, saber escrever vai além dos conhecimentos básicos iniciais. Escrever, no

contexto acadêmico, demanda domínios particulares que obtemos ao longo do avanço das formações. Iniciei meu processo de aprendizagem de escrita há aproximadamente quinze anos e não vejo o momento em que ele possa encerrar.

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