sábado, 3 de junho de 2017

Parecer_Aluno 161

O seu texto apresenta uma série de acontecimentos ao longo da sua trajetória com a leitura\escrita, no entanto não há uma unidade temática. É importante trazer fatos que ocorreram com você, para que o leitor possa visualizar o que você diz, porém, o seu texto deve conter um acontecimento principal e em torno dele se relacionam outros fatos secundários.
Por exemplo, note que em seu primeiro parágrafo você começa narrando um episódio com a sua mãe lhe ensinando a escrever, já no segundo você narra um outro acontecido ocorrido na sua escola com a sua professora, entretanto esses fatos não se ligam. O mesmo ocorre nos parágrafos seguintes, nos quais você conta algumas experiências com a escrita só que os parágrafos não conversam entre si, pois não há uma peculiaridade que una todos eles, o que acaba deixando o texto muito semelhante a uma lista. Sugiro, então, que você escolha e foque em algum dos acontecimentos narrados. Note, também, que a sua conclusão não, de fato, conclui. Você introduz informações e termina refletindo sobre a escrita, mas não retoma nem se conecta à proposta.
         Além disso, é importante lembrar que o texto deve apresentar uma “pergunta”, ou seja, o leitor deve ser convidado a participar de uma solução para uma questão levantada pelo autor. Essa questão será desvendada ao longo do texto.
        Percebo que você utiliza de qualidades discursivas como a concretude, que ajudam o leitor a entender melhor o que você quer dizer, como na passagem que diz
“um pequeno quadro verde. Minhas mãos com resquícios de giz branco”, isso deve ser mantido na sua reescrita.
Por fim, sugiro que você atente aos mecanismos formais do texto, por exemplo, o seu primeiro parágrafo consta 19 linhas e, às vezes, isso pode dificultar o fluxo da leitura.
Boa reescrita!


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