sábado, 3 de junho de 2017

Parecer_Aluno158

Proposta 1

158, seu texto não possui uma unidade temática. Pergunte-se: O que eu quero destacar para o leitor a respeito da minha aprendizagem? Desta pergunta você retira o seu tema central, que deve ser desenvolvido ao longo do texto. Cuide para não introduzir um tema novo a cada parágrafo, ou misturar mais de um tema. Seu texto ficou um pouco confuso (como você mesma comenta), mas é possível deixá-lo mais claro. Escolha seu tema central e faça uma limpeza, retirando do texto as informações que não colaborem para reflexão acerca desse tema.
   No primeiro parágrafo você reflete sobre o que é escrever, e esse assunto não retorna ao longo do texto. Procure usar o primeiro parágrafo para introduzir o seu tema central. Seu segundo parágrafo começa um novo tema, que apesar de ainda não aparecer como unidade temática, tem maior presença ao longo do texto. Você pode escolher esse como seu tema central, introduzi-lo do primeiro parágrafo e desenvolvê-lo melhor com ajuda de memórias, informações e imagens concretas ao longo de sua escrita. A questão de “aprender a escrever porque precisa” é peculiar, e diferencia o seu texto daquele dos demais colegas, convidando o leitor para uma reflexão (isso é bem importante!).
   Lembre-se também que o leitor não lhe conhece, sendo assim, informações vagas e pouco desenvolvidas não colaboram para a compreensão daquilo que você quer dizer. Cuide para o seu texto não ser apenas uma listagem de pensamentos de maneira superficial. Escolha menos ideias, foque nelas e desenvolva-as. Para tanto, utilize elementos que confiram concretude ao seu texto, a exemplo de imagens, dados, fatos, parâmetros e exemplos. Conte algo sobre sua vida, e exemplifique esse algo ao leitor! Conte mais sobre seu sentimento de PRECISAR escrever. O que era esse “algo mais” que você sentiu? Como você sentiu isso? Como você pode mostrar ao leitor que sua iniciação à escrita foi mais do que natural, foi NECESSÁRIA?

   Sobre o seu parágrafo final: Vale lembrar que, a grosso modo, o parágrafo final serve para fechar o questionamento que foi aberto ao longo do texto. O seu último parágrafo retoma as ideias do seu segundo parágrafo, mas também introduz ideias novas. Cuide para não confundir o leitor no fechamento do texto, e aproveite a reescrita!

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