158, seu texto não possui uma unidade temática. Pergunte-se: O que eu quero destacar para o leitor a respeito da minha aprendizagem? Desta pergunta você retira o seu tema central, que deve ser desenvolvido ao longo do texto. Cuide para não introduzir um tema novo a cada parágrafo, ou misturar mais de um tema. Seu texto ficou um pouco confuso (como você mesma comenta), mas é possível deixá-lo mais claro. Escolha seu tema central e faça uma limpeza, retirando do texto as informações que não colaborem para reflexão acerca desse tema.
No primeiro parágrafo você reflete sobre o
que é escrever, e esse assunto não retorna ao longo do texto. Procure usar o
primeiro parágrafo para introduzir o seu tema central. Seu segundo parágrafo
começa um novo tema, que apesar de ainda não aparecer como unidade temática,
tem maior presença ao longo do texto. Você pode escolher esse como seu tema
central, introduzi-lo do primeiro parágrafo e desenvolvê-lo melhor com ajuda de
memórias, informações e imagens concretas ao longo de sua escrita. A questão de
“aprender a escrever porque precisa” é peculiar, e diferencia o seu texto
daquele dos demais colegas, convidando o leitor para uma reflexão (isso é bem
importante!).
Lembre-se também que o leitor não lhe
conhece, sendo assim, informações vagas e pouco desenvolvidas não colaboram
para a compreensão daquilo que você quer dizer. Cuide para o seu texto não ser
apenas uma listagem de pensamentos de maneira superficial. Escolha menos
ideias, foque nelas e desenvolva-as. Para tanto, utilize elementos que confiram
concretude ao seu texto, a exemplo de imagens, dados, fatos, parâmetros e
exemplos. Conte algo sobre sua vida, e exemplifique esse algo ao leitor! Conte
mais sobre seu sentimento de PRECISAR escrever. O que era esse “algo mais” que
você sentiu? Como você sentiu isso? Como você pode mostrar ao leitor que sua
iniciação à escrita foi mais do que natural, foi NECESSÁRIA?
Sobre o seu parágrafo final: Vale lembrar
que, a grosso modo, o parágrafo final serve para fechar o questionamento que
foi aberto ao longo do texto. O seu último parágrafo retoma as ideias do seu
segundo parágrafo, mas também introduz ideias novas. Cuide para não confundir o
leitor no fechamento do texto, e aproveite a reescrita!
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