Você inicia o texto, e segue
durante os três primeiros parágrafos, mostrando ao leitor como lida com o
costume de levar à bandeja ao terminal da praça de alimentação.
No quarto parágrafo surge um “problema” mostrado ao leitor:
seu companheiro não tinha o mesmo costume. Note que o fato que lhe gera algum
aprendizado é destacado apenas no quinto parágrafo do texto. A conclusão então
se baseia nesse fato.
Sugiro que você pense no texto
como a narração de uma história. É muito importante, claro, que você explicite
ao interlocutor seus pontos de vista e o que fez com que o fato ocorresse. No
entanto, fique atenta à proposta: narrar um fato, ocorrido com alguém,
que lhe gerou um aprendizado.
Minha sugestão é, então, que
você priorize as informações que façam o leitor visualizar como a atitude do
seu companheiro lhe gerou um aprendizado. Ou seja, conte mais sobre a história
do dia em que ele resolveu levar a bandeja até o terminal - fazendo você chegar
à conclusão de que sua atitude era importante. As informações relevantes são,
portanto, as que referem-se ao acontecimento em si; outros fatos são
secundários. Boa reescrita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário