segunda-feira, 5 de junho de 2017

Parecer_172

Proposta 1


A proposta da tarefa levanta o questionamento: “como você começou/aprendeu a
escrever?”. Portanto, o que se espera é que, ao final do texto, o leitor possa entender e
responder a essa pergunta. Note, no entanto, que você prioriza falar sobre escrever,
abordando vagamente sua experiência. O seu título propõe que a unidade temática seja o
caminho do desenvolvimento da escrita, mas isso aparece de forma abstrata.

Seus dois primeiros parágrafos são impessoais: você aborda o processo de
aprendizado da escrita no âmbito escolar. Note que não há nenhum dado sobre sua
experiência. O interlocutor pode, então, perguntar-se: afinal, como ela aprendeu a
escrever? Essa resposta parece surgir no terceiro parágrafo, mas você fornece poucas e
abstratas e informações. Ao concluir, você retoma a impessoalidade para refletir sobre o
que é escrever, adicionando a informação de que a leitura foi uma aliada no seu
processo de aprendizado.

Minha sugestão é que você pense sobre um fato; acontecimento; tema que
gostaria de discutir, que tenha ligação com sua iniciação à escrita. Por exemplo, você
acredita que, de fato, aprendeu a escrever no curso preparatório para o vestibular?
Digamos que sua resposta seja sim. Então você poderia desenvolver todo seu texto a
partir desse fato, fornecendo informações que façam o interlocutor imaginar você,
realmente, aprendendo a escrever nesse momento.

Outra referência a qual noto uma ênfase é quanto ao papel do professor para que
você aprendesse a escrever. Quem sabe essa possa ser uma ideia central do seu texto?
Se for, você pode desenvolver o fato de aprender a escrever devido aos profissionais
que te guiaram a isso. Sempre levando em conta que o interlocutor deve chegar ao final
e poder dizer: entendi como ela aprendeu/começou a escrever!

Destaco que não há a necessidade de apresentar sua trajetória do início ao fim,
ou seja, todo o caminho pelo qual passou para aprender a escrever. Essa ideia, aliás,
pode ser confusa para um texto, pois pode fazer com que se fale sobre várias
experiências, mas nenhuma interessante, relevante. Enfim, é necessário que haja um

tema central e – somente – a partir disso é que as informações surgem, conversando

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