sábado, 3 de junho de 2017

Parecer_Aluno178

proposta1

Note que você se propõe, no título, a escrever sobre como a sua percepção de mundo foi transformada pela escrita; o leitor espera que você cumpra com essa proposta, porém, esse não é o assunto principal do seu texto.
No seu primeiro parágrafo você fala sobre a escrita ser um ato interno, anunciando outra unidade temática, já que não há ligação com o tema apresentado no título. Ainda na introdução você termina com uma nova informação (o prazer de uma boa leitura lhe impulsionou a escrever), que poderia ser um tema para começar outro texto, pois essa nova informação não é o desenvolvimento da anterior e não há nenhuma ligação entre esses dois assuntos.
No parágrafo seguinte, note que você não retoma esses dois assuntos apresentadores no parágrafo anterior, no entanto você apresenta duas novas reflexões: o compartilhamento dos seus textos com os seus amigos e a forma não original da sua escrita. Os parágrafos do seu texto não são orientados por um tema central, pois cada um aborda uma experiência sua com a escrita. Se o leitor não fizer a leitura dos parágrafos na ordem que seguem, por exemplo, não haveria mudança no entendimento.
Já a sua conclusão não, de fato, conclui, pois você, novamente, apresenta um tema inédito – o fato de você escrever textos de uma forma automática. Além disso, perceba que em nenhum dos três parágrafos do texto você falou sobre o assunto que apresentou como título do seu texto - como sua percepção de mundo foi transforma pela escrita.
Sugiro, então, que você escolha uma dessas experiências para trabalhar como unidade temática do seu texto, assim você terá um fato principal em torno do qual se relacionaram os eventos secundários.
Ademais, ao reescrever, tenha em mente as qualidades discursivas de concretude e objetividade, para que seu texto seja claro ao leitor. Lembre-se da ideia de que o texto deve provocar um questionamento ao leitor, para que o ele se sinto convocado a participar de uma solução de uma questão trazida por você, autor, no início do texto. Boa reescrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário