Seu texto cumpre a tarefa de narrar
um acontecimento que lhe gerou um aprendizado, tendo como fato uma situação
que, a partir da sua observação, resultou no entendimento de alguns conceitos.
Os quatro primeiros parágrafos têm um espaço definido, personagens e uma
sucessão de eventos interligados. Você dá alguns detalhes sobre os personagens,
como agem, ilustra o que está vendo ao interlocutor.
Note, no entanto, que ao relatar
sobre seu aprendizado há uma quebra no enredo e nos próximos três parágrafos há
uma explicitação dos três conceitos citados, a progressão do evento narrado
acaba se perdendo. Tanto que, na última frase do texto, você volta ao espaço
narrado no início do texto, como que retomando aquele ponto.
É muito importante, claro, que você
explique sobre o que está falando, isso mostra que considerou que o
interlocutor possa não ter conhecimento prévio sobre o assunto. Minha sugestão
não é que você deixe de lado essa explicação. Eu diria para você gerar uma
“dúvida” no leitor já no início do texto, expondo, aí, qual foi seu aprendizado
- sem explicitá- lo.
O interlocutor saberia que você, na
busca de inspiração para escrever, acabou entendendo três conceitos muito
presenciados na vida de uma mulher e seria instigado a entender o porquê. A
partir daí a história seria narrada e, ao chegar no ponto alto do texto - o
momento em que você descreve a “conversação” do grupo - você já poderia
conectar cada atitude dos homens que observava com os conceitos aprendidos. O
leitor, assim, chegaria ao entendimento do que foi aprendizado e como foi que
obteve.
Lembre-se que as sugestões são
apenas, de fato, sugestões do que me parece que seria uma melhor organização
para seu texto.
Boa reescrita!
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