148, seu texto está legal! Alguns ajustes ainda podem ser feitos para que algumas passagens fiquem mais claras. Por exemplo, você parece começar o seu texto duas vezes. A primeira quando você introduz o assunto dos super-heróis, e a segunda quando você fala da sua mãe. Esses dois acontecimentos podem estar juntos, contudo, é preciso ter muito cuidado para que essa alternância não se torne subjetividade e falta de unidade temática! As duas informações são importantes, mas procure costurá-las melhor. Isto é, adicione elementos para que seu texto fique mais coeso, intercalando sua reflexão sobre super-heróis (que vem do seu aprendizado), com a história da sua mãe.
Por ser mencionada apenas no final do terceiro parágrafo pela primeira vez, a personagem da sua mãe ficou um tanto quanto “escondida” no seu texto. Tente desenvolver melhor a descrição dessa personagem! Descreva como era cuidar de vocês três, o que ela fazia, como ela se cansava. Como ela é a sua heroína? Mostre-a para o leitor! Outra coisa importante de esclarecer é o momento em que a narradora aprende da história da personagem principal, que tem a ver com o seu aprendizado sobre heróis. Torne essa mudança mais nítida no texto, e isso fará com que seu questionamento se torne mais visível.
Perceba que a proposta de redação era: contar um acontecimento que ocorreu com outra pessoa, mas que influenciou a vida do narrador de alguma forma. Esse acontecimento está presente no seu texto? Se está, precisa ficar mais nítido! Pelo contexto é perceptível que o acontecimento é a entrada da sua mãe na universidade, mas esse acontecimento precisa estar mais palpável e mais concreto no seu texto. Desenvolva-o, esse é o seu fato principal. Através dele se desenrolarão os fatos secundários, que auxiliarão na compreensão geral do texto. Lembre-se que todas as informações selecionadas para estarem no texto precisam estar a serviço de uma informação principal, ou seja, é preciso que elas tenham um motivo compreensível para estarem ali.
Seu texto já possui envolvimento do autor com os fatos relatados, o que é ótimo! E isso também pode ser melhor explorado. Seu ponto de vista pode ficar mais nítido através da voz dos personagens, do narrador e do seu questionamento. Observe melhor a cronologia do seu texto. Nos primeiros dois parágrafos você fala sobre um mundo infantil, e no terceiro parágrafo você troca de idade muito bruscamente. Demonstre a passagem de tempo! Isso pode ser feito através de um conectivo, por exemplo.
Estou muito curiosa sobre a sua mãe! Pude imaginá-la colocando os óculos como o Clark Kent, mas ainda preciso saber mais! Conte mais sobre ela, sobre como era cuidar de vocês e como era essa rotina corrida de de universidade (ao invés de dizer que não foi fácil,
mostre isso!). Perceba que você comenta que o papel dos familiares é dizer que os super
heróis não existem, mas com você sua mãe fez diferente. Ela mostrou que os super-heróis
existem na vida real. É uma ótima oposição! Tenha o cuidado de adicionar apenas as
informações que colaborem com o seu texto.
Revise as vírgulas do seu texto. Tome o cuidado de não colocar muitas informações
no mesmo período, pois isso dificulta a leitura e compreensão. Principalmente no quarto
parágrafo, é possível substituir algumas das suas vírgulas por pontos finais. Repense se todas
as informações nesse parágrafo são relevantes.
Seu texto finaliza com um questionamento que ao meu ver não se encaixa muito nas
ideias anteriores. Cuide para não começar um novo tema quando seu texto está terminando!
Boa reescrita!
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