sábado, 3 de junho de 2017

Parecer_152

Aluno 152, seu texto cumpre a proposta e está bem legal! Entretanto, alguns ajustes ainda podem ser feitos.
            Sua história está bem interessante, mas eu senti falta de uma descrição mais completa dos seus personagens principais (mãe e pai), e também da relação entre eles. Essa descrição é a ponte para a reflexão da narradora sobre a história da mãe. Tenha em mente que a proposta era: um acontecimento com uma terceira pessoa que gerou um aprendizado para o narrador. Sendo assim, o leitor que não conhece a sua família de perto precisa ser capaz de compreender a reflexão feita pelo narrador apenas com os recursos do seu texto. O narrador esteve na sua casa, conviveu com essas pessoas, já o leitor não. Desenvolva melhor também o ponto de vista deste narrador!
            Perceba que você inseriu a reflexão sobre o acontecido apenas nos dois últimos parágrafos, contando assim com menos “tempo” para fazer com que o leitor compreenda seu ponto. Procure discorrer sobre a relação dos seus pais já ao longo do texto, e isso colaborará com a estrutura do seu argumento. No caso desse texto, o narrador e a história são veículos do ponto de vista do autor. Lembre-se de que o seu texto precisa estimular o leitor a seguir na leitura através de um questionamento que pode estar explícito ou implícito. Seu questionamento parece ser sobre o relacionamento dos pais, mas precisa estar mais claro.
            Procure situar melhor o tempo da sua narrativa. Você menciona no primeiro parágrafo que tem 11 anos, e depois algum tempo se passa, mas não é possível compreender quanto.
            Revise as vírgulas! Alguns períodos estão excessivamente longos, o que dificulta a compreensão. Procure dividi-los de acordo com o número de informações neles contido. Nesse caso, menos informações por período é melhor.
            Tome o cuidado de não inserir novos temas e novas reflexões no seu último parágrafo. Você tira pelo menos três conclusões da sua história (mas é necessário que seja escolhida apenas uma. Caso contrário, você corre o risco de acabar não concluindo nada. Foque no seu tema central e construa uma argumentação partir dele, e que seguirá ao longo do texto.


Boa reescrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário