Aluno 159, seu texto está
bem legal, você escreve com fluidez. Porém, não pude identificar com clareza
uma unidade temática. Você está contando sobre sua trajetória com a escrita, e
só no meio do texto coloca a reflexão sobre “não saber escrever”, e escrever x
escrever bem apenas no final. Para configurar melhor seu tema, experimente
perguntar-se: “Qual aspecto da minha aprendizagem com a escrita eu quero
destacar para o leitor?”. Uma vez respondida essa pergunta, use esse tema como
fio condutor até o final do texto, suscitando no leitor questionamentos que
colaborem e o convidem para a reflexão conjunta. Essa reflexão que fizestes
sobre escrever e escrever bem dá bastante “pano pra manga”, mas você precisa
inserí-la no texto desde o princípio.
Seu
primeiro parágrafo ficou muito legal, mas bastante desconexo com restante do
texto. Se você insiste em dizer que nasceu sabendo escrever, como pode dizer
posteriormente que não sabe escrever? Isso fica um pouco confuso para o leitor,
talvez porque seu tema não esteja tão marcado durante o texto. Seu tema parece
tratar justamente dessa ressignificação de “o que é escrever”, mas precisa
estar mais presente, melhor colocado.
Cuide
para não fazer uma listagem de memórias, citações e autores que não colaboram
para a compreensão do leitor sobre o teu argumento e tema centrais! Algumas
coisas ajudam, outras atrapalham. Um fato é que informação colocada de maneira
superficial e também em excesso, costuma atrapalhar. Para dar conta disso, faça
uma limpeza no seu texto! Procure observar quais ideias, citações, nomes de
autores e livros, e memórias realmente ajudam para o desenvolvimento do seu
argumento. Lembre-se que o leitor não te conhece, e provavelmente não conhece
as mesmas coisas que você. Sendo assim, citar muitas coisas é um tanto
perigoso, pois seu texto pode perder a autonomia. Como assim perder a
autonomia? Autonomia é quando seu texto fornece as informações necessárias para
a compreensão do leitor, sem que este tenha que buscar além do texto para
compreendê-lo. A partir daí, podes começar a pensar para que público você está
escrevendo, e procurar adequar-se a isso. Nenhum público será igual a você.
Procure investir em imagens concretas,
desenvolver as informações e memórias de modo que seu texto se torne mais
palpável para quem está lendo. Pude quase imaginar-te obcecada pelas coisas,
escrevendo, mas como chegou um momento em que eu não conhecia aquilo que estava
sendo citado, a imagem se perdeu. Consegui imaginar você entregando sua peça
para a Débora Finocchiaro, e isso foi bem legal.
Seu
terceiro parágrafo é feito praticamente de nomes próprios, e não torna sua
memória muito concreta e acessível. Como tu mesma já refletiu, excesso de
informação não ajuda. Esse parágrafo está colaborando para a manutenção do seu
argumento? Pense nisso.
Percebi
que das tuas influências, a mais concreta e presente no teu texto é a do Mário
Quintana. Porque não aproveitas bem essa influência? Seu quarto parágrafo
possui três citações e referências a três autores diferentes. Novamente, cuide
com o excesso de informação.
Seu
parágrafo final retoma a ideia colocada no terceiro parágrafo (que eu já sugeri
aqui para ser transformada em seu tema central) e conta uma história bem
interessante. Fico pensando se esse fato não ficaria melhor colocado em outra
parte do texto, colaborando com o seu argumento. Utilize o parágrafo final para
fechar os questionamentos e argumentos propostos ao leitor.
Retomando:
defina uma faceta da tua iniciação à escrita e, a partir disso, forneça
informações para que o interlocutor entenda a mensagem. Destaco que as
informações devem se conectar ao tema, ou seja, não devem listar diversos
dados. Tome cuidado com as referências a escritores e livros, o interlocutor
pode não ter conhecimento prévio sobre. Como sugeri, é possível desenvolver o
tema a partir de uma influência, como Mário Quintana.
Sua
escrita tem uma fluidez ótima, e é bem legal de ler! Você tem uma facilidade
muito legal com a cadência das palavras. Por favor, receba esse parecer como um
auxílio para a compreensão de alguns aspectos da construção textual. Não é
objetivo deste parecer tornar a tarefa de escrever uma coisa sofrida, ou fazer
qualquer crítica pessoal. O objetivo central aqui é colaborar com a arte de
escrever, que envolve muitas releituras e reescritas. É um processo.
Procure encarar esse processo com leveza e sem excesso de autocrítica. O foco
aqui é o texto! Sinta-se bem, e uma boa reescrita!
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