sábado, 3 de junho de 2017

Parecer_159

Proposta1

Aluno 159, seu texto está bem legal, você escreve com fluidez. Porém, não pude identificar com clareza uma unidade temática. Você está contando sobre sua trajetória com a escrita, e só no meio do texto coloca a reflexão sobre “não saber escrever”, e escrever x escrever bem apenas no final. Para configurar melhor seu tema, experimente perguntar-se: “Qual aspecto da minha aprendizagem com a escrita eu quero destacar para o leitor?”. Uma vez respondida essa pergunta, use esse tema como fio condutor até o final do texto, suscitando no leitor questionamentos que colaborem e o convidem para a reflexão conjunta. Essa reflexão que fizestes sobre escrever e escrever bem dá bastante “pano pra manga”, mas você precisa inserí-la no texto desde o princípio.
Seu primeiro parágrafo ficou muito legal, mas bastante desconexo com restante do texto. Se você insiste em dizer que nasceu sabendo escrever, como pode dizer posteriormente que não sabe escrever? Isso fica um pouco confuso para o leitor, talvez porque seu tema não esteja tão marcado durante o texto. Seu tema parece tratar justamente dessa ressignificação de “o que é escrever”, mas precisa estar mais presente, melhor colocado.
Cuide para não fazer uma listagem de memórias, citações e autores que não colaboram para a compreensão do leitor sobre o teu argumento e tema centrais! Algumas coisas ajudam, outras atrapalham. Um fato é que informação colocada de maneira superficial e também em excesso, costuma atrapalhar. Para dar conta disso, faça uma limpeza no seu texto! Procure observar quais ideias, citações, nomes de autores e livros, e memórias realmente ajudam para o desenvolvimento do seu argumento. Lembre-se que o leitor não te conhece, e provavelmente não conhece as mesmas coisas que você. Sendo assim, citar muitas coisas é um tanto perigoso, pois seu texto pode perder a autonomia. Como assim perder a autonomia? Autonomia é quando seu texto fornece as informações necessárias para a compreensão do leitor, sem que este tenha que buscar além do texto para compreendê-lo. A partir daí, podes começar a pensar para que público você está escrevendo, e procurar adequar-se a isso. Nenhum público será igual a você.
 Procure investir em imagens concretas, desenvolver as informações e memórias de modo que seu texto se torne mais palpável para quem está lendo. Pude quase imaginar-te obcecada pelas coisas, escrevendo, mas como chegou um momento em que eu não conhecia aquilo que estava sendo citado, a imagem se perdeu. Consegui imaginar você entregando sua peça para a Débora Finocchiaro, e isso foi bem legal.
Seu terceiro parágrafo é feito praticamente de nomes próprios, e não torna sua memória muito concreta e acessível. Como tu mesma já refletiu, excesso de informação não ajuda. Esse parágrafo está colaborando para a manutenção do seu argumento? Pense nisso.
Percebi que das tuas influências, a mais concreta e presente no teu texto é a do Mário Quintana. Porque não aproveitas bem essa influência? Seu quarto parágrafo possui três citações e referências a três autores diferentes. Novamente, cuide com o excesso de informação.
Seu parágrafo final retoma a ideia colocada no terceiro parágrafo (que eu já sugeri aqui para ser transformada em seu tema central) e conta uma história bem interessante. Fico pensando se esse fato não ficaria melhor colocado em outra parte do texto, colaborando com o seu argumento. Utilize o parágrafo final para fechar os questionamentos e argumentos propostos ao leitor.
Retomando: defina uma faceta da tua iniciação à escrita e, a partir disso, forneça informações para que o interlocutor entenda a mensagem. Destaco que as informações devem se conectar ao tema, ou seja, não devem listar diversos dados. Tome cuidado com as referências a escritores e livros, o interlocutor pode não ter conhecimento prévio sobre. Como sugeri, é possível desenvolver o tema a partir de uma influência, como Mário Quintana.

Sua escrita tem uma fluidez ótima, e é bem legal de ler! Você tem uma facilidade muito legal com a cadência das palavras. Por favor, receba esse parecer como um auxílio para a compreensão de alguns aspectos da construção textual. Não é objetivo deste parecer tornar a tarefa de escrever uma coisa sofrida, ou fazer qualquer crítica pessoal. O objetivo central aqui é colaborar com a arte de escrever, que envolve muitas releituras e reescritas. É um processo. Procure encarar esse processo com leveza e sem excesso de autocrítica. O foco aqui é o texto! Sinta-se bem, e uma boa reescrita!

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