O seu texto não apresenta unidade temática. Você inicia o primeiro parágrafo falando da sua primeira experiência com a escrita, quando entrou para a escola. Depois você encerra o parágrafo dizendo “depois de aprender a escrever meu nome (...), comecei a admirar não só a escrita, mas também a leitura” dando a entender que o seu texto irá desenvolver nos próximos parágrafos um desenvolvimento relacionado a essa ideia. No entanto, não é o que acontece: nos parágrafos seguintes você apresenta outros novos fatos.
No segundo parágrafo você conta sobre um evento promovido na sua escola que levou você a perceber que a escrita vai muito além de registrar palavras. Esse é um ótimo acontecimento para você aprofundar mais, pois ele está diretamente ligado à proposta da escrita, que é como você começou a escrever, porém você só cita esse fato e não desenvolve sobre ele no parágrafo seguinte. Já que, na sua conclusão, você novamente apresenta outra ideia sobre a escrita: uma forma de registrar ideias e pensamentos das coisas que você tem contato. Note, portanto, que a sua conclusão não, de fato, conclui, pois não há uma retomada, mas sim uma apresentação de novas ideias.
No segundo parágrafo você conta sobre um evento promovido na sua escola que levou você a perceber que a escrita vai muito além de registrar palavras. Esse é um ótimo acontecimento para você aprofundar mais, pois ele está diretamente ligado à proposta da escrita, que é como você começou a escrever, porém você só cita esse fato e não desenvolve sobre ele no parágrafo seguinte. Já que, na sua conclusão, você novamente apresenta outra ideia sobre a escrita: uma forma de registrar ideias e pensamentos das coisas que você tem contato. Note, portanto, que a sua conclusão não, de fato, conclui, pois não há uma retomada, mas sim uma apresentação de novas ideias.
Sugiro, então, que você escolha uma dessas experiências para desenvolver melhor no decorrer do texto, assim, com um acontecimento principal em torno do qual se relacionam eventos secundários, seu texto terá um tema que se mantém sem contradições ou dispersões.
Outras duas qualidades discursivas que você deve lembrar, ao reescrever, é a concretude e a objetividade, para que seu texto seja claro ao leitor. Ao longo do seu texto é bom que você traga exemplos concretos de fatos que ocorreram com você, assim o leitor consegue criar uma imagem do seu texto. Tenha também em mente a ideia de que o texto deve provocar um questionamento ao leitor, para que o ele se sinto convocado a participar de uma solução de uma questão trazida por você, autor, no início do texto.
Boa reescrita!
Outras duas qualidades discursivas que você deve lembrar, ao reescrever, é a concretude e a objetividade, para que seu texto seja claro ao leitor. Ao longo do seu texto é bom que você traga exemplos concretos de fatos que ocorreram com você, assim o leitor consegue criar uma imagem do seu texto. Tenha também em mente a ideia de que o texto deve provocar um questionamento ao leitor, para que o ele se sinto convocado a participar de uma solução de uma questão trazida por você, autor, no início do texto.
Boa reescrita!
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