O seu texto apresenta uma série de coisas relacionadas à
escrita, no entanto tome cuidado para que ele não fique parecendo uma lista de
memórias e fatos! Tente escolher também um tema central para focar a sua
escrita, pensando na proposta Como comecei/aprendi a escrever. Pergunte-se: que
aspecto do meu aprendizado eu quero destacar para o leitor? Essa resposta será
seu tema central, e a partir dele você pode citar algumas (mas não muitas para
não confundir o leitor e não fugir do tema) memórias e desenvolvê-las através
de uma reflexão, convidando o leitor a ir junto! Use a introdução para colocar
seu tema e seu questionamento, e o parágrafo final para fechar sua argumentação
principal.
Lembre-se
também que o leitor não lhe conhece, e precisa entender o que você está
dizendo! Você precisa fornecer dados e imagens concretas sobre os assuntos
colocados no texto, para que assim o leitor tenha parâmetros para entender seu
ponto de vista, e assim “adentre” na sua história. Não cite suas memórias a
esmo. Utilize as memórias e reflexões que auxiliem seu texto a ser bem
costurado entre si! Sugiro que você escolha uma ou duas experiências como fato
principal em torno do qual se relacionam os fatos secundários.
Como
sugestão: talvez você pudesse explorar mais o que acontece nesse seu processo
de escrita com seu bloco de anotações, fazendo um paralelo ao processo que
aconteceu quando você escreveu o seu primeiro caderno (mencionado no texto).
Tente, se quiser, ligar esse processo à proposta temática de “como comecei a escrever”.
Sempre tendo em vista que o seu texto deve ser claro e objetivo para o melhor
entendimento por parte do leitor.
Repense
seu título, lembrando que ele é a porta de entrada para o seu texto!
Boa reescrita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário