sábado, 3 de junho de 2017

Parecer_Aluno182

Proposta 1


O seu texto apresenta algumas das suas experiências relacionadas à escrita, de forma cronológica. No entanto, a proposta dessa tarefa é que aborde como você começou/aprendeu a escrever e não há, no texto, um tema central que guie o leitor ao entendimento disso, mas sim uma listagem de informações.
Note que no seu primeiro parágrafo você conta sobre o fato da sua amiga da casa ao lado já saber escrever e ler, dando a impressão de que essa é a introdução do que vai vir a ser dito no segundo parágrafo. No entanto, no parágrafo seguinte você apresenta novas informações ao texto, falando sobre a influência da leitura na sua experiência com a escrita.
O mesmo ocorre nos dois parágrafos seguintes, já que no seu terceiro parágrafo você fala sobre uma nova experiência com a escrita: o diário. E no ultimo parágrafo, a sua conclusão não, de fato, conclui, pois você não retoma a ideia de nenhum assunto que foi apresentado ao longo do texto, mas, pelo contrário, você apresenta um novo tema: a influência de certas pessoas no início do seu processo de escrita.
Note que essas experiências não se conectam entre si, a não ser pelo fato de que uma aconteceu após a outra. Sugiro, então, que você escolha um desses fatos que você apresenta nesses parágrafos e desenvolva bem ele ao longo do texto. Se pergunte: sobre o que eu quero falar no meu texto? E escolha um tema que guiará o interlocutor do início (introdução) ao fim (conclusão) do texto.
Ademais, ao reescrever, tenha em mente as qualidades discursivas de concretude e objetividade, para que seu texto seja claro ao leitor. Lembre-se da ideia de que o texto deve provocar um questionamento ao leitor, para que o ele se sinta convocado a participar de uma solução de uma questão trazida por você, autor, no início do texto. Esse questionamento não precisa ser exatamente uma pergunta, mas algo que faça o leitor mover energias intelectuais na leitura.
Por fim, sugiro que você revise alguns aspectos formais do texto de pontuação e formatação.

Boa reescrita!

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