segunda-feira, 2 de junho de 2014

Parecer_Aluno 1

O início do seu texto está um pouco vago. Seria interessante, já no primeiro parágrafo, apresentar o processo que será descrito ao longo do texto. Repare como essa parte dá a impressão de que seu texto não começa pelo início, e sim pelo meio do texto: “À noite, em casa, na rua. De dia, em casa, na rua. Não importa o horário, o lugar, o tempo.”
O título “Descrição sobre a morte” dá a entender que o assunto descrito será sobre a morte. Há, no entanto, uma indefinição quanto ao tema principal, pois você, por vezes, foge do tema. Faça um recorte e defina a unidade temática do seu texto. A descrição sobre a morte só acontece no último parágrafo e não é bem desenvolvida: “Deu tempo de olhar para o lado e ver as botas paradas. Olhei para cima. O pé. Em cima de mim. 123. Descansou seus passos ali. E eu descansei minha vida”.  Os personagens do texto não estão bem definidos e por vezes não se sabe sobre quem está falando, o que dificulta a compreensão do leitor. Sugiro que deixe claro ao seu leitor quem está envolvido na história
Descrever é como pintar um quadro. Um quadro pintado com palavras. Essas palavras carregam sentidos e imagens e contribuem para a visualização e compreensão do leitor. Seria interessante que você caprichasse mais nessa pintura e fornecesse mais parâmetros ao leitor, visto que em alguns momentos você, por ser breve demais, pode vir a interromper a imagem criada pelo leitor. Como o espaço não está bem definido sugeriria que você delimitasse onde a história se passa e, por meio de descrições mais detalhadas, ambientasse os lugares. Por exemplo, ao se referir que é noite, seria mais interessante descrever a noite (a lua, as estrelas, a falta de luz etc...) a dizer simplesmente “É noite”. Dizer é diferente de mostrar. Repare que dizer algo como “ Arnaldo é forte” é diferente de dizer “Arnaldo bateu com um taco de baseball na cabeça do seu treinador de boxe”. Na segunda proposição, ao invés de apenas dizer como Arnaldo é, a sentença mostra como ele é fazendo com que o leitor chegue à conclusão de que ele é forte. Para essa proposta seria interessante fazer isso também.
            Com relação aos aspectos formais, o texto está de acordo com a norma padrão. Já, no que diz respeito à estrutura do parágrafo, seria interessante evitar parágrafos muito curtos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário