Perceba
que seu texto não cumpre com a proposta temática que é “como aprendi a
escrever”. No seu primeiro parágrafo você começa fazendo questionamentos ao
leitor que levam a uma reflexão que você cria: o formato é restringente demais
e não satisfaz quem anseia produzir algo fora desse padrão. Depois disso você
inicia outro assunto, que será o tema principal do seu texto: as ferramentas
digitais de comunicação. O leitor espera que em algum momento dos próximos
parágrafos vá surgir uma ligação entre essas reflexões do tema do seu texto (a
escrita em ferramentas digitais) com o tema proposto – como comecei a escrever,
porém, não há.
Note que no seu segundo parágrafo
você fala sobre a escrita e as portas que a internet abriu para a divulgação de
textos, essa é uma boa reflexão, entretanto você não pode ficar desenvolvendo
ela por um parágrafo inteiro sem fazer vínculo nenhum com o tema da proposta. O
mesmo ocorre no parágrafo seguinte, no qual são expostos outros argumentos
sobre questões que você vincula às ferramentas digitais de escrita, sem fazer
nenhum vínculo com o tema de como você aprendeu a escrever.
Sugiro, portanto, que você reescreva
o texto tentando criar um gancho entre as reflexões que você trouxe nessa
primeira escrita com o tema proposto – como comecei/aprendi a escrever. Quem
sabe você conta como essas ferramentas levaram você a escrever para um público?
Outra sugestão é que você comente algo sobre a experiência de escrita sua em
alguma dessas ferramentas.
Ademais, lembre-se que seu texto
precisa de um acontecimento principal em torno do qual se relacionam os eventos
secundários. Outras duas qualidades discursivas que você deve lembrar, ao
reescrever, é a concretude e a objetividade, para que seu texto seja claro ao
leitor. Ao longo do seu texto é bom que você traga exemplos concretos de fatos
que ocorreram com você, assim o leitor consegue criar uma imagem do seu texto.
Por fim, ao reescrever, tenha em
mente que o texto deve provocar um questionamento ao leitor, para que o ele se
sinto convocado a participar de uma solução de uma questão trazida por você,
autor, no início do texto. Dê, também, uma revisada em aspectos formais do
texto de pontuação e formatação. Boa reescrita!
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